quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Conheça o PEA (Projeto Esperança Animal)




A PEA (Projeto Esperança Animal) é uma Entidade Ambiental, qualificada como OSCIP, que tem o objetivo de propiciar harmonia entre os seres humanos e o planeta.
Em 1998, um trabalho de conclusão de curso da então aluna Ana Gabriela de Toledo deu início a um arrojado projeto voltado para a preservação dos animais silvestres brasileiros, com impactos diretos nos ministérios do meio ambiente e do turismo. Após alguns meses de estudos e testes tomou forma o nome e o logotipo da PEA. No segundo semestre de 2002 iniciou-se uma seqüência de reuniões com a intenção de aproximar pessoas e originar uma entidade ambiental que atuasse com determinação em busca dos objetivos do grupo. Nesse momento, optou-se por unanimidade em prosseguir com a marca PEA e iniciaram-se imediatamente os trabalhos de desenvolvimento e votações do estatuto interno da entidade. Em 27 de agosto de 2003 a PEA foi oficializada como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. Em 14 de setembro de 2005 a PEA recebeu a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fornecida pelo Ministério da Justiça.  
Causa: Proteção ao meio ambiente e a biodiversidade.
Objetivo: Contribuir para propiciar harmonia entre os seres humanos e as diversas espécies do planeta.
Missão: Mudar o cruel tratamento que os animais e o ambiente recebem nos dias de hoje.
Áreas de Atuação: Nossos projetos visam à preservação do meio ambiente e de animais em geral, mediante ações de conscientização da sociedade. A maioria dos seres humanos toma parte ativa ou concorda com práticas que exigem o sacrifício do bem-estar de outras espécies para atender interesses muitas vezes triviais da humanidade. Somos contrários à idéia de que a espécie humana é superior às demais e que os animais existiriam para nos servir. Acreditamos que mudanças dos hábitos de consumo e de entretenimento  são capazes de garantir o bem estar de todas as espécies do planeta.
Acreditamos que a mudança começa em nossas próprias casas.
 
Lutamos Contra:
A eutanásia: A PEA  é contrária à eutanásia de animais  sadios pelas autoridades públicas. Recomendamos a esterilização e a vacinação como métodos de controle populacional e sanitário de animais domésticos.
O abandono, os maus-tratos e abusos: A PEA luta contra o abandono, o aprisionamento, o espancamento, a mutilação e o envenenamento de animais, além da negligência em prestar cuidados básicos (alimentação e abrigo) e atendimento veterinário.
O uso de animais em entretenimento: circos, rodeios, rinhas, farra do boi, touradas, caça e pesca esportiva, tração etc.. Além do uso de animais em vestuário (peles) e como cobaias em testes e experimentos científicos dolorosos, abusivos e  desnecessários. A PEA ainda recomenda as diversas correntes do vegetarianismo como um estilo de vida saudável e  compatível com a defesa dos animais e, principalmente, do meio ambiente.
O comércio de animais: A PEA é contrária a todo tipo de comércio de animais,  domésticos, selvagens e  silvestres. A PEA  recomenda a adoção responsável de animais domésticos e mantém um site de doação de cães e gatos resgatados das ruas.
Abrangência: A PEA tem abrangência nacional, nossos voluntários estão espalhados pela maioria dos estados brasileiros, entretanto, estamos fortemente concentrados na região da Grande São Paulo.
Dificuldades: Os resultados de nossas propostas não são imediatos e muitas vezes de difícil mensuração.
Reconhecimento: A PEA pretende assumir o papel de uma entidade que faz acontecer. Uma entidade na qual as pessoas realmente acreditem e que realmente possa mudar a realidade ambiental do planeta. Uma entidade atuante e fiscalizadora, competente, séria e comprometida com a razão, com a qualidade de idéias, projetos e ações.
 
Membros: A PEA conta atualmente com 06 sócios fundadores e honorários, 04 diretores estatutários, 07 coordenadores de projetos, mais de 12.000 ativistas cadastrados em todo o país e mais de 150.000 simpatizantes.
 
Perfil dos Membros: A diretoria da PEA é formada por profissionais dos mais diversos segmentos da economia, que acreditam no dever do ser humano em preservar o meio ambiente e respeitar toda espécie de vida. Contamos também com estudantes de praticamente todos os ramos, que se inscrevem como ativistas e participam da elaboração e execução de projetos. Qualquer pessoa pode colaborar conosco, basta identificar-se com nossas ações, cadastrar-se como ativista e colocar a mão na massa. Para se cadastrar Clique Aqui .
Voluntariado: A PEA adota e incentiva o trabalho voluntário. Todos os diretores da PEA são profissionais voluntários que doam parte do seu tempo conduzindo os projetos da entidade.
Papel do Ativista: O ativista da PEA pode participar na elaboração de projetos e campanhas. O ativista é sempre chamado para participar de protestos, manifestações e eventos promovidos pela PEA. Na medida do possível, o ativista pode contribuir com tarefas relacionadas com sua formação e atuação profissional, como é o caso de: designers, web, programadores, jornalistas, advogados etc..
Destino das Arrecadações: A PEA destina os recursos arrecadados para a realização de projetos que estejam em conformidade com os objetivos estatutários da entidade. Despesas operacionais como: hospedagem dos sites; contabilidade; material para campanhas; faixas; estandartes; confecção de materiais para conscientização; realização de eventos etc.. Veja algumas de nossas realizações Clique Aqui .
Prestação de Contas: A PEA se compromete a obedecer legislação contábil vigente, conta com assessoria de escritório especializado e disponibiliza todos os documentos fiscais, contábeis e operacionais à sociedade. Veja nossos demonstrativos de resultado Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário